dez
23
2009

FAQ

O que é Papercraft??

Papercraft (Pepakura em japonês) é um tipo de modelismo de miniaturas, o papel modelismo.Essa técnica consiste em construir objetos tridimensionais a partir de papel, no qual é impresso o projeto do modelo, que será cortado em peças, as quais serão dobradas e coladas, formando objetos e miniaturas em 3D.

Material Básico:

– Papel: Tamanho A4, com no mínimo 120g de gramatura, ou maior se quiser que o modelo fique ainda mais resistente.

As gramaturas mais utilizadas são 120g, 140g e 180g.Eis algumas das marcas de papel fáceis de encontrar em tais gramaturas nas papelarais: Canson, Filicoat e Opalline.

A melhor gramatura para se utilizar também depende de cada modelo…

Se o modelo for pequeno, com dobras também pequenas e delicadas, fica mais fácil de trabalhar e obter um melhor resultado com papel 120g até 140g.

Já se o modelo é grande, possui dobras e peças bem largas, as quais precisam de maior resitencia para ficar firme, então uma gramatura maior, de no mínimo 140g ou até mesmo 180g é o mais recomendado.Em alguns modelos você pode até mesmo utilizar diferentes gramaturas para imprimir cada peça, conforme a necessidade e o que você achar melhor.

Não utilize sulfite comum, o papel sulfite que conhecemos é muito fino, sua espessura/gramatura varia entre 75g/m apenas.Um modelo feito com esse sulfite comum ficaria MUITO molenga, sem resistencia alguma pois o papel é muito fino, além do que ele deforma e mancha facilmente ao aplicar cola.

Como disse antes, o tamanho do papel será sempre A4, e o modelo do papercraft geralmente deve ser imprimido para preencher todo o papel.

– Tesoura: E que esteja com um bom corte, assim podemos cortar as peças com mais facilidade e perfeição.

– Cola branca: Dessas escolares mesmo, só tome cuidado para não passar muita cola, pois em demasia ela amolece e deforma o papel, além de manchar a tinta impressa no papel.

– Palito de dentes: Ótimo para espalhar cola em abas pequenas, você pode pingar cola num outro papel qualquer, e ir pegando com o palito para espalhar nas peças.Serve também para ajudar a fixar as abas que seus dedos não alcançam, muito útil na hora de colar e montar.

– Régua e uma caneta “morta” (sem tinta), ou lapiseira com bico de ferro, ou até mesmo uma chave de fenda: Isso tudo serve para “vincar/marcar/fazer sulcos” nas linhas de dobras de cada peça, o que ajuda MUITO na hora de dobrar, evitando dobrar errado.Faça isso em todas as linhas de dobras, inclusive das abas, pois é esencial.

Materiais Opcionais:

– Estilete bem afiado: Os mais experientes no assunto geralmente preferem cortar tudo com estilete, pois ele é realmente mais preciso e rápido para cortar, porém o estilete precisa ser bom, do tipo X-Acto que é afiado como um bisturi. No mais, um estilete as vezes é necessário mesmo para quem usa tesoura, pois serve para recortar buracos e fendas dentro da própria peça do modelo, coisas quase impossiveis ou muito difíceis de tirar com uma tesoura.

– Verniz Acrílico em Spray : Serve para proteger contra a ação do tempo e conservar o modelo por anos.Na hora de comprar um verniz escolha um com filtro UV, que serve para proteger o modelo da luz e dos raios ultravioletas, evitando assim que as cores desbotem e o papel fique amarelado com tempo, além também de proteger da umidade.

AVISO IMPORTANTE: Quando você baixar algum papercraft por aí cujo o arquivo não seja nem JPG nem PDF, então significa que o projeto do papercraft está na forma de arquivos PDO. Para abrir, visualizar e imprimir tais arquivos é necessário o software Pepakura Viewer, que pode ser pego aqui gratuitamente:

http://www.tamasoft.co.jp/pepakura-en/

Uma vantagem dos papercrafts em forma de arquivo PDO, é que você pode visualizar e rotacionar o modelo 3D que deu origem ao papercraft, o que serve como referência na hora de montar e saber onde vai cada peça.

Dicas Gerais

* Primeiro, tenha muita paciência, vá por etapas, fazendo peça por peça aos poucos. Pare quando estiver cansado e de saco cheio. Modelos mais complexos podem demorar semanas ou até meses para ser finalizado, então tenha paciência e vá fazendo aos poucos, sem pressa.

* Se errar alguma peça, não se estresse, desfaça se for possivel, se não, amasse e jogue fora para começar de novo mais tarde quando der na telha.

* SEMPRE vincar as peças, fazer marcas com uma régua e um objeto pontiagudo de metal, por exemplo uma chave de fenda, nos pontilhados de todas as dobras antes de começar a cortar e montar, isso facilita MUITO na hora de dobrar. Ah, mas cuidado para não apertar demais e raspar/riscar a tinta e o papel, apenas o sufuciente para facilitar as dobras.

* Na maioria dos modelos de papercraft, as linhas pontilhadas são a marcação padrão para indicar onde será dobrado.

* Analise bem o modelo de impressão antes de cortar, cuidado para não cortar abas de fixação sem querer.

* Antes de colar, monte a peça apenas com as mãos para ver se ela adquiri a forma correta, isso evita que você cole uma peça no lugar errado e só perceba depois, então sempre analise antes.

* Procure analisar qual a melhor ordem para colar as peças, de modo que facilite o acesso dos seus dedos para encaixar uma na outra e colar.

* Utilize um palito de dentes ou pinça para ajudar a alcançar abas de difícil acesso com as mãos na hora de colar.

* Não exagere na cola, pois ela amolece e deforma o papel quando em demasia, além de desbotar a tinta do papel.Você pode utilizar um palito para espalhar a cola sem cometer excessos.

Nomenclaturas em inglês:

Tabs/Flaps: São as abas de colagem dos modelos, são elas que unem uma peça à outra.

Fold Lines: São as linhas pontilhadas que orientam as dobras do modelo, conferindo forma ao mesmo.Linhas pontilhadas são as mais comuns, e indicam dobras para dento da figura, para o lado onde não há impressão, já as linhas com pontilhados e um ponto no final representam dobras para fora, para o lado da parte impressa.

Score de fold lines: Significa que deve-se SEMPRE utilizar uma régua e um objeto para riscar e fazer sulcos nas linhas de dobra para facilitar a mesma.É a mesma dica que dei antes, isso serve para todos os modelos.

Written by Tamar in: |

Nenhum Comentário

RSS feed for comments on this post.

O formulário de comentários está fechado no momento.

Theme: TheBuckmaker.com - Copyright © 2009 / 2010 Paper Toy Art. All Rights Reserved. Designed by TWG Entrar